As regras e história do futebol de botão

futebol de mesaO futebol de botão, ou futebol de mesa, possui nacionalmente quatro grandes vertentes de regras: Baiana, Carioca, Paulista e Dadinho.

Pelas regras Baiana e Carioca, uma partida tem dois períodos de 25 minutos cada e mesas de 2,20m x 1,60m. A primeira, porém, usa como bola um disco achatado de poliuterano e só permite um toque por vez cada botão, ao passo que a segunda faz uso de bola esférica de feltro e libera três toques por jogador.

Já na versão Paulista a duração é de dois tempos de 10min, a mesa tem 1,87m x 1,21m e a bola é esférica. São permitidos 12 toques. A regra Dadinho é muito semelhante. Diferencia-se tão somente por se valer de um pequeno cubo de plástico no lugar da “redonda” e por autorizar oito toques por botão.

O futebol de mesa nasceu no início do século passado, quando o futebol ainda era um esporte de elite. Não se sabe exatamente em que cidade se deu a criação da modalidade. Aparentemente, veio à tona por geração espontânea em várias partes ao mesmo tempo. Usar botões de roupas para simular um jogo era a forma mais criativa e barata de as classes populares praticarem um esporte que vinha ganhando grande número de adeptos no País.

No início, os campos eram rabiscados no asfalto, mas os botões não deslizavam bem. Depois, passaram para a cerâmica, mais deslizante, e enfim chegaram às mesas de jantar, muito mais convenientes. Naquela época, os botões de casacos mais pesados viravam zagueiros, os menores viravam atacantes e os pequeninos botões de ceroulas eram transformados em bola. Os goleiros eram caixas de fósforos. Até serem industrializados na década de 70, os jogadores foram forjados com fichas de cassino, de ônibus e tampas de relógios, entre outras coisas.

O jogo se desenvolveu primeiro nas capitais costeiras do Brasil e provavelmente por meio de marinheiros chegou a países como Argentina, Uruguai e Espanha.

* As informações são do artigo “A História do Futebol de Mesa”, de Marcelo Coutinho e Santos, da Federação Botonista do Estado do Rio de Janeiro.

Otávio Maia

Jornalista e Relações Públicas, 31 anos. Quer a volta dos jogos de aspirantes e do Torneio Início.
Todos os posts do Otavio

42 Palpites

  1. Post sensacional! Em uma matéria que fiz há anos para a Placar, através de pesquisas descobri que o futebol de mesa teria como seu “fundador” Geraldo Décourt, natural do Rio de Janeiro, que também organizou o primeiro livro de regras da modalidade

  2. Luiz Augusto Lima

    Poucas coisas são mais lúdicas do que o futebol de botão. Lembro-me de ter os times do São Paulo e do Guarani, que disputavam grandes clássicos no chão de lajota da casa dos meus avós.

  3. Chicao

    Eu também joguei um bocado de futebol de botão. Mas acho que infelizmente já sou parte da última geração que realmente teve contato com isso.

  4. Otavio Maia

    Futebol de Botão é o Winning Eleven de duas décadas atrás. Lembro-me que eu jogava centenas de botões no chão e cobrava falta com todos eles. Os que erravam eram eliminados e assim ia até eleger o artilheiro-mor, que virava queridinho do treinador em todos os duelos para qualquer finalização. Haja imaginação!

  5. Eu tenho saudade de jogar botão. Pena que não tenho mais com quem jogar. E meus jogadores do Guarani de 1978, que já foram brilhantes, hoje estão todos no showbol de mesa.

  6. Alan

    Ainda guardo com carinho meu time de botão do Flu… rs… Adorava jogar… rs

  7. Rodrigo, qualquer coisa a gente monta um campeonato rápido, com um certo ex-editor lá do Limão…mas pode deixar que eu apito o jogo dele! (rs)

  8. Otavio Maia

    Campeonatos de Botão são com o Zé Antonio, o maior promotor de eventos desta classe já visto. Meu Inter de PoA de Botão promete…

  9. eu tenho 13 anos e adoro jogar futebol de botoes mas nao sei todas as regras eu metirvido mesmo assim .

  10. eu sou botonista a muito tempo , jogo com meus amigos[2],com torcida e estadios feitos por nós !!!!

  11. CARLITO

    Meu filho de 6 anos adora futebol e voley e agora estou ensinando-o futebol de botão.
    Não me lembrava das regras mas estou buscando na NET e aprenderemos juntos novamente. É muito legal !

  12. fabio

    futebol de botão é o máximo,gosto de jogar futebol de botão

  13. RONALD MACDONALD

    adorava jogar botão com meu pai e irmão mais aqui no sul não se joga..acho que vou incrementar na minhas aulas de ed. fisica nas escolas em dia de chuva..

  14. Giovanna

    Gostei muito sobre a matéria de Futebol de botão
    Gostaria que postacem mais sobre esse assunto

  15. Giovanna

    Gostaria de saber qual foi o mair recorde de rapidez para arremessar a bola nno gol?
    Existem campeonatos de futebol de mesa no Brasil contra outro pais?

  16. Excelente matéria, sou um aficcionado por este esporte, toda a semana junto uns amigos para batermos aquele futmesa, de vez em quando sai até um campeonato. Se me permite vou colocar um link do teu site no meu blog que comecei a criar agora em setembro.

  17. brenda

    queria saber mais sobre o futebol de botão

  18. amoo futebol de mesa esta agora em novembro campeonato de futebol de mesa em minha escola..
    Uruuu,….
    Euuu to ganhandoo…

    KKKKK…

  19. Biz

    Ola Galera,

    Parabens pela materia…muito bacana….

    Quem gosta de futebol de mesa, e gostaria de ter acesso a kits de seleções bem diferentes nao pode perder o blog

    http:\\escudosbiz.blogspot.com

    Encontrarao seleções bem exoticas, como Taipe Chines, Micronesia, Ilhas Cook etc

    Vale a pena conferir

    Abraço

  20. Bruno Toniolli

    Passe o tempo que for, meus filhos e netos pelo menos jogarão um pouquinho comigo rss

  21. massa pa uma pesquisa

  22. Adoro Botão! Fazíamos campeonatos disputadíssimos! O curioso é que todos, na sua vez de jogar, narravam o jogo imitando os locutores da época (Jorge Cury, Waldyr Amaral, Doalcey Camargo, Cezar Rizzo e outros). Meu Fluminense, formava com: Félix, Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antonio; Denilson e Swing: Wilton, Flávio, Samarone e Lula.

  23. Parabéns pela postagem, ficou bem bacana. Jogo desde minha infância e adoro o futebol de mesa. Estamos organizando um torneio em Goiânia dentro de uma rede social, RepBrasil, para os profissionais do mercado farmacêutico que gostam do futebol de botão.

  24. Marcio Timóteo

    Sou de Blumenau, SC. Tenho 37 anos. Na minha infância, nos anos 80, cheguei a ter 24 times de futebol de botão. Fazia muitos campeonatos com um amigo e as vezes até sozinho. Era muito legal. Até que um dia doei meus botões a um garoto da vizinhança, pois estava entrando na adolescência, mas não sabia o quanto iria me arrepender. Mas tenho uma Revista Placar guardada desde 1986 com os escudos de todas as seleções da copa de 86 no México. Já estou pesquisando, e comprarei novos Botões para ter aquela sensação novamente!

  25. ricardo

    com se bate falta no time de botão
    e tbem com e penalte no time de botão
    e quando o goleiro sair da areia e penalte

  26. pow olhar o botão nem e galalite
    ainda eles sos profissionais em caraca
    compra um galalite quer e melhor pow é r$66,00 pow compra um galalite quer e melhor

  27. Marcos

    Lembro que eu tinha a mania de recortar as figurinhas do campeonato brasileiro e colar nos botões para mostrar os rostos dos jogadores. Depois eu usava estes jogadores para escalar a minha seleção brasileira.

  28. brunno

    eu tenho 12 anos quanhei duas seleções mas nao tenho o campo e nem sei as regras mas eu gosto bastante de joga

  29. gosto muito de jogo de botao ja ate fiz alguns campeonatos.ja me tornei campeao tres vezes fui campeao com o cruzeiro e santos. mas jogo mesmo e com o cruzeiro meu time do coraçao .daqui tres dias começarei o campeonato e quero ser campeao ,pois gosto muito do jogo vou jogar com o cruzeiro.

  30. estou jogando agora com meu pai estou ganhando 1×0 um gooooooooooooooooooolaço

  31. ANDRE

    Pô cara, você que inventou o futebol de botão é o melhor do mundo.

  32. Manoel Silvan, sou de Goiânia e participo da Federação Goiana de Futebol de mesa. Se houver interesse seu em jogar conosco, acesse o nosso blog em http://fgfm-3toques.blogspot.com/ e entre em contato.
    Abraço.

  33. camila e paula

    isso e muito firme põ cara esse jogo e muito manero falo meu um cheiro e um biliscão na boca

  34. gosto muito de jogobotoes

  35. Gabriel

    nossa! eu gosto muito de jogar botao e é muito irado,nao tenho uma tábua pra jogar mas eu jogo no chao pois tem linhas e fui campeao tres vezes e jogo com o Grêmio mas eu sou Sao Paulo,e nao tem onde comprar por aqui.Eu queria saber onde tem os verdadeiros campeonatos na Bahia.

  36. Fernando

    Gostaria de montar um espaço em Resende, ja tenho o local, para jogos de futebol de botao, necessito de ajuda.

    grato: Fernando

  37. Henrique Dias dos Santos

    Eu joguei Futebol de Botão há muitos anos e na minha época (anos 50/60) cheguei a ser campeão, jogando nas minha cidade de origem (Duque de Caxias). Ainda conservo meu time que é feito de casca de côco.
    Atualmente resido em Itaguaí (RJ) e gostaria de saber se existe alguma associação ou órgão de Futebol de Mesa em Campo Grande ou em Santa Cruz, que são locais mais próximos da minha residência.
    Antecipadamente, agradeço a atenção de vcs.
    Henrique Dias

  38. Marcos Oliveira

    Eu tenho todos os times do brasileirão, e já fui para a Espanha em 1994 disputar um torneio Internacional no qual fui campeao

  39. vanessa

    Gostaria de implantar o futebol de botões com minhas crianças de um projeto social com quem eu trabalho, mas necessito de doações.

  40. candido ronei rocha

    Eu acho que cabe a nós os veteranos que tivemos a oportunidade de jogar futebol de botão, a ensinar e fazer os nossos filhos a pegar o gosto pelo jogo.Pelo menos com meu filho esta dando certo.Ele tem 11 anos e esta deixando o video game de lado.

Trackbacks para este post

  1. Hotlinks : Blog do Bloc
  2. Um pouco de história do futmesa |

Os palpites estão fechados para este post agora.

Compre o livro "Esporte Fino - O Esporte Além dos Resultados"